Respeitar a legislação de trânsito é fundamental no transporte de carga por muitos motivos. Primeiramente, é uma forma de evitar acidentes, mantendo a segurança do veículo, da carga, do motorista e de terceiros. Além disso, a empresa goza de boa reputação no mercado e aumenta sua competitividade.

Uma das primeiras regras é a respeito do limite máximo de carga que um caminhão pode suportar. Desrespeitar esse limite aumenta os riscos de acidentes e sujeita a empresa a penalidades, que podem ser severas.

Neste post, vamos mostrar a capacidade de carga de cada tipo de caminhão e apresentar outras informações relevantes. Confira também o nosso Simulador de Capacidade de Carga e veja qual o  tipo de veículo ideal considerando o peso em toneladas.

O que é capacidade de carga?

Capacidade de carga é o peso máximo que um veículo pode carregar. Há diferentes modelos de caminhões transitando pelas rodovias brasileiras, cada um com uma máxima de peso. Antes de falarmos sobre cada tipo de caminhão, vale explicar alguns termos:

  • Tara (T)ou peso morto: peso do caminhão sem a carga;
  • Lotação (L): peso somado de tudo que o caminhão pode transportar, ou seja, a carga útil máxima de transporte (carga em si + condutor + passageiros);
  • Peso bruto total (PBT): Tara + Lotação;
  • Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso do caminhão (Tara) + peso da carga (Lotação) + peso dos cavalos mecânicos do reboque, ou peso da carreta.

O Peso Bruto Total Combinado é calculado em veículos como bitrem articulado e rodotrem, como veremos mais abaixo nos tópicos a seguir.

Capacidade de carga VUC ou caminhão 3/4

O VUC (Veículo Urbano de Carga) é menor e circula tanto em rodovias quanto pelo perímetro urbano. Suas dimensões se restringem a 2,2 metros de largura por 6,3 metros de comprimento, sendo que a capacidade total de carga pode atingir até 3 mil quilos.

Vuc

Capacidade de carga caminhão Toco

O caminhão Toco, por sua vez, tem dois eixos na carroceria, na frente e na traseira do veículo. Ele pode alcançar até 14 metros de comprimento. Sua capacidade de carga chega a 6 mil quilos (a lotação sempre é dada em quilos). O PBT é de 16 toneladas (O Peso Bruto Total sempre é expresso em toneladas).

Capacidade de carga caminhão Truck

Com relação ao peso do caminhão vazio, o truck pode ter de 8.000 a 12.000, lembrando que a Tara pode variar de acordo com o modelo e fabricação do veículo. Ele aguenta de 10 a 14 mil quilos e seu Peso Bruto Total (PBT) pode atingir até 23 toneladas.

Truck: veículo com 3 rodados no total

Capacidade de carga caminhão Bitruck

Esse tipo de caminhão dispõe de quatro eixos. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas.

Capacidade de carga cavalo mecânico simples

Trata-se de um cavalo mecânico com dois eixos e, para transportar diversos tipos de carga, pode ser usado um semirreboque. Quando acoplado a um semirreboque de 2 eixos,  suporta até 25 mil quilos e seu PBT é de 33 toneladas.

cavalo simplescavalo simples

Cavalo mecânico trucado

Quando acoplado a uma carreta 2 eixos, seu comprimento máximo impressiona, pois alcança os 18,15 metros. Sua capacidade bruta é de 33 toneladas.

Carreta 2 eixos

A carreta 2 eixos pode ser puxada por um veículo cavalo mecânico simples ou trucado. A carreta dois eixos com um cavalo mecânico simples pode carregar até 33 toneladas e tem comprimento máximo de 18,15 metros de comprimento.

Carreta 2 eixosCarreta 2 eixos

Capacidade de carga Carreta LS

O cavalo mecânico tem três eixos e é trucado (um eixo dianteiro e dois atrás). Esse cavalo pode ser atrelado a carreta de 3 eixos. Com essa composição a capacidade de carga máxima é de 32 mil quilos e seu Peso Bruto Total é de 41,5 toneladas.

Carreta 3 eixos estendidos

Também chamada informalmente de de carreta “vanderleia”, é composta por um semirreboque com três eixos espaçados. Seu comprimento é de até 18,15 metros e peso máximo de 41,5 toneladas.

Carreta 3 eixos estenCarreta 3 eixos esten

Capacidade de carga caminhão Bitrem articulado

Esse modelo é formado por um caminhão trator trucado e dois semi reboques ligados entre si. Tem sete eixos e o PBTC é de 57 toneladas.

Seu comprimento máximo é de 19,8 metros e dispensa a AET (Autorização Especial de Trânsito) para efetuar o transporte de carga.

Capacidade de carga caminhão Rodotrem

Esse veículo é composto por um caminhão trator trucado e por dois semirreboques integrados por outro veículo que é chamado de Dolly.

O PBTC é de 74 toneladas, que são distribuídas por nove eixos. Para transportar carga, o veículo precisa da AET.

caminhão Rodotremcaminhão Rodotrem

Use a nossa Calculadora de Capacidade de Carga

Ficou com dúvidas sobre qual o veículo ideal para transportar a carga? Faça simulações considerando peso da carga nesse material interativo que a Bsoft desenvolveu para te auxiliar:

A Lei da Balança

A Lei da Balança define os limites do peso de um veículo para que ele possa circular pelas rodovias. A legislação ficou conhecida popularmente como Lei da Balança e está fundamentada nas Resoluções nº 210/2006 e nº 211/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Se o veículo ultrapassar o peso permitido, o responsável pode ser multado. E transitar com peso além do permitido ajuda no desgaste do caminhão e contribui para consumir mais combustível.

A Lei da Balança é um tanto flexível e, por isso, faz algumas concessões em relação ao sobrepeso. Quando falamos de PBT, a tolerância é de 5%. Ultrapassado esse percentual, o responsável fica sujeito à multa e ao transbordo para que o veículo retome sua jornada.
Se você ainda possui dúvidas sobre a Lei da Balança, não perca esse vídeo do nosso canal do YouTube:

Tabela de capacidade de carga de caminhões

A tabela de capacidade de carga dos caminhões do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) resultou de algumas resoluções do CONTRAN, sendo que a principal delas é a Resolução CONTRAN nº 882/2021.

Tabela de Capacidade de Carga por Tipo de Caminhões (Resolução CONTRAN nº 882/2021)

Tipo de Veículo Comprimento Máximo PBTC máximo
Utilitário ≤ 6 m 3,5 ta 6 t
Caminhão 3/4 ou VUC ≤ 7,2 m 6 ta 13 t
Caminhão toco ≤ 14 m 13 ta 16 t
Caminhão truck ≤ 14 m 23 ta 29 t
Cavalo mecânico simples Depende do implemento Até 45 t (com semirreboque)
Cavalo mecânico trucado Depende do implemento Até 58,5 t (semi-reboque 4 eixos)
Carreta 2 eixos Até 16 m Até 45 t
Carreta 3 eixos Até 18,15 m Até 54,5 t
Carrinho Até 18,15 m Até 58,5 t
Bitrem 18,15 mA 19,8 m 57 t
RHODOTER Até 30 m Até 74 t (com AET)

Os perigos de não respeitar os limites legais

Muitos perigos envolvem os caminhões que não respeitam os limites de capacidade de carga. Por isso, é importante, não só conhecer a capacidade de carga de cada tipo de caminhão, mas a legislação pertinente. O respeito à lei é fundamental para garantir a segurança da própria carga, do veículo, do motorista, das rodovias e de terceiros — e evitar prejuízos financeiros devido a acidentes ou penalidades.

Alguns talvez não saibam, mas a carga em excesso consome mais combustível, pois exige mais desempenho do veículo. Vamos analisar detalhadamente alguns perigos envolvendo peso excessivo na carroceria.

Risco de acidentes

A distribuição irregular do peso na carroceria do veículo deixa-o sem estabilidade, fazendo com que o veículo sobrecarregado fique mais vulnerável a acidentes, inclusive tombamentos ou colisões.

Os tombamentos acontecem quando o centro de gravidade do veículo fica muito alto ou se desloca para um dos lados do caminhão.

Cobrança de multas

Mesmo que esteja dentro do limite de peso, se a distribuição da carga estiver irregular, o caminhão pode ser multado por ultrapassar os limites por eixo. É o que fala o artigo 6º da Resoluçumo nº 258/2007 do Contran.

Além de receber a multa, o caminhão só poderá seguir viagem depois que fizer o remanejamento de carga na carroceria para remover o excesso de peso sobre o eixo. O valor da multa aumenta à medida que o peso ultrapassa os limites, o que gera mais prejuízos ao motorista ou à transportadora.

Em alguns casos de excesso de peso, além das multas, podem ocorrer apreensões do veículo. Para liberar o caminhão, geralmente é necessário enfrentar alguma burocracia e despender mais dinheiro.

Mercadorias danificadas

Sem a devida supervisão, a carga pode ficar distribuída de forma satisfatória, mas sem apoio ou amarração. Consequentemente, as mercadorias ficam balançando quando o caminhão faz curvas, dá freadas ou arrancadas. Elas entram em choque umas contra as outras e podem sofrer avarias. Sem a amarração firme, elas podem até cair do veículo.

Sobrecarga do implemento

Outro problema da distribuição irregular da carga sobre a carroceria é a sobrecarga do implemento, o que pode acontecer sobre os eixos ou entre eles.

Se o peso estiver sobre as rodas, os pneus sofrem muito desgaste, bem como a suspensão. A concentração de peso entre os eixos tende a causar danos ao chassi da carroceria, causando empenamentos e trincas.

Conhecer e respeitar a capacidade de carga de cada veículo ajuda a evitar acidentes e prejuízos financeiros. Além disso, a empresa ganha mais credibilidade diante dos clientes, que preferem fazer negócios com empresas que garantem segurança no transporte das mercadorias.

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