Já faz algum tempo que o governo federal lançou a CNH digital, que consiste em um aplicativo instalado no celular que permite a apresentação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com a mesma validade da versão impressa.

Mas no final de 2025 o governo federal lançou um novo aplicativo, junto com outras mudanças que devem facilitar tanto a primeira habilitação como a renovação da CNH.

Neste post, te contamos mais a respeito destas atualizações e como utilizar o novo aplicativo, confira!

O que é a CNH digital?

A CNH digital, inicialmente conhecida como CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), é a versão eletrônica da carteira de motorista tradicional. Ela proporciona algumas vantagens pois permite maior mobilidade, praticidade e comodidade.

A carteira digital de trânsito permite uma fácil validação eletrônica do documento, pois a partir de um aplicativo disponibilizado pelo governo federal, é possível apresentar todas as informações da CNH de forma digital.

Quais são as novas regras da CNH?

  • Aulas de autoescola deixam de ser obrigatórias;
  • O aluno poderá usar um carro particular e contratar um instrutor autônomo credenciado no Detran;
  • As aulas práticas caem de 20 para 2 horas mínimas;
  • O conteúdo teórico fica disponível gratuitamente em um aplicativo do governo e não tem carga horária mínima;
  • Continuam presenciais a prova prática, exame médico e coleta biométrica;
  • Quem reprovar na primeira avaliação pode fazer uma segunda tentativa de graça;
  • Não haverá mais prazo para conclusão, o processo termina na obtenção da CNH ou desistência do aluno.

Como baixar a CNH digital?

Para baixar o aplicativo da Carteira Digital, siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse a loja de aplicativos do seu celular, que pode ser a Play Store ou a App Store. Pesquise por CNH digital e baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”:

Carteira Digital de TrânsitoCarteira Digital de Trânsito

Etapa 2: Abra o aplicativo e na página inicial clique na opção “Entrar com gov.br”;

Etapa 3: Escolha a forma de acesso, que pode ser através do CPF e senha, pelo login de bancos ou com o certificado digital. Neste exemplo, utilizamos CPF e senha:

Entrar com gov.brEntrar com gov.br

Etapa 4: Depois de entrar no aplicativo serão exibidos os menus principais, clique em “Condutor”:

  Cardápios da CNH  Cardápios da CNH

Etapa 5: Na primeira vez que você baixar o aplicativo, vai aparecer uma mensagem pedindo para baixar a CNH, para que ela fique disponível mesmo Off-line:

Etapa 6: Para baixar o documento, será necessário validar os dados com o Número de registro e o Código de segurança da CNH:

Etapa 7: Também é necessário cadastrar uma chave de segurança para proteger as informações, mesmo que o celular esteja desbloqueado, é necessário digitar a chave para acessar:

Etapa 8: E finalmente, a CNH estará disponível em seu celular através do aplicativo, para ser apresentada sempre que necessário.

CNHCNH

Quanto vai ser a CNH em 2026?

Hoje o custo para obtenção da CNH pode variar de acordo com a região do país, mas o governo federal afirmou que é esperado uma redução de 80% no custo da habilitação, que hoje pode chegar a R$ 5000,00.

Como baixar a nova CNH digital (CNH do Brasil)?

Se você já tem o aplicativo da CNH digital em seu celular, basta atualiza-lo. Você pode fazer isso acessando a loja de aplicativos (pode ser que seu celular atualize de forma automática também):

Você poderá acessar o aplicativo com os mesmos dados:

Renovação da carteira: a CNH digital se atualiza sozinha?

Sim, a CNH digital pode ser renovada e atualizada automaticamente. As regras também ficaram menos rígidas para quem quer renovar a carteira.

A partir de agora, se você não perde pontos em sua carteira, recebe um selo de bom condutor, e não precisa mais pagar ou fazer algum procedimento para renovar a carteira, ela irá se renovar automaticamente (verificar apenas o exame toxicológico que continua sendo obrigatório).

Além disso, o selo de bom condutor pode conceder outras vantagens, como descontos no IPVA, conforme falamos neste post aqui.

Outras dúvidas frequentes

A CNH Digital tem a mesma validade da versão física?

Sim, a CNH Digital é uma alternativa legítima da versão física do documento e tem a mesma validade, podendo ser apresentada para a fiscalização.

Mesmo com a CNH Digital, ainda preciso carregar a antiga?

Não, a CNH digital tem a mesma validade do documento impresso. A menos que você queira se precaver e carregar sempre a carteira para os casos de falta de bateria no celular, mas não é mandatório.

A carteira CNH digital atualiza sozinha?

Não, para atualizar a carteira digital é necessário acessar o aplicativo e baixar a carteira novamente.

CNH digital vale como documento?

Sim, a carteira de motorista digital tem validade de documento em todo território nacional e é segura, uma vez que as informações podem ser verificadas através do QR Code.

CNH digital e o exame toxicológico

O exame toxicológico tornou-se obrigatório no início deste ano para motoristas com categoria C, depois da obrigatoriedade do teste ter sido suspensa por um tempo.

Agora os motoristas que estiverem com a CNH digital vão ser alertados através do aplicativo da CNH digital sobre a realização do exame. Ressaltamos ainda que mesmo que o motorista não esteja dirigindo, ele pode ser multado de forma eletrônica através dos sistemas do DETRAN.

Também é possível verificar a situação do exame através do aplicativo da CNH clicando na opção correspondente:

Exame toxicológicoExame toxicológico

Para o ramo de transportes de carga, esperamos que essas mudanças encorajem novos motoristas a tirar a carteira digital de trânsito C, D e E, já que hoje existe escassez de profissionais no ramo. O que você achou dessas mudanças, deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.