Ser uma pequena transportadora no Brasil não é uma tarefa fácil, e mesmo se sua operação for de médio porte, as vezes é difícil conseguir gerenciar todas as demandas.

Por outro lado, a tecnologia e ferramentas modernas parecem ser uma realidade de grandes empresas, que possuem recursos necessários para investir.

Mas essa ideia não é verdade, hoje temos sistemas de gestão para pequenas e medias transportadoras que são feitos sob medida para suas necessidades e tem um ótimo custo benefício.

Se você ainda está em dúvida sobre investir ou não em um sistema de gestão, acompanhe o texto.

Empresas menores precisam de sistema de gestão?

A resposta é: depende. Cada transportadora tem suas necessidades e gestão, o que pode fazer com que os processos que utilizam sejam diferentes:

  • Existem empresas que utilizam um sistema emissor, para emitir documentos fiscais obrigatórios como CTe e MDFe e usam planilhas ou até mesmo cadernos;
  • Tem algumas empresas que usam um sistema para algumas coisas e o outras ferramentas para organizar o resto;
  • E ainda, tem aquelas transportadoras que concentram toda a operação em um sistema só e usam algumas integrações para ganharem mais agilidade.

Ou seja, depende muito do seu objetivo:

  • Precisa cumprir apenas obrigações fiscais: o emissor pode ser suficiente, com o Bsoft CT-e;
  • Deseja agilizar algumas coisas com um sistema, mas ainda não consegue deixar as planilhas: gerencie a parte fiscal e financeira em um sistema e controle outras na planilha;
  • Deseja centralizar todas as demandas em apenas um lugar: utiliza o sistema TMS, e ainda pode contar com integrações com outros prestadores de serviço logístico (como instituições de pagamento e gerenciadoras de risco).

Quais são as vantagens de um sistema de gestão para pequenas e médias transportadoras?

Embora a escolha de um sistema de controle de transportadoras possa depender do tipo de operação, existem várias vantagens em optar por esse tipo de ferramenta, confira:

Economia de tempo

Um sistema TMS pode economizar muito tempo, em lançamentos e controles que antes eram feitos de forma manual e podem ser automatizados, exemplos:

  • Você pode importar a NFe para emitir o CTe, onde alguns dados já serão preenchidos (isso também pode ser feito em lote, como mais de um documento);
  • Este mesmo lançamento do CTe pode ser utilizado para emitir o CIOT e fazer a averbação (ambos obrigatórios por lei);
  • Depois disso, você pode emitir o MDFe e ainda controlar o financeiro em poucos cliques.

Diminuição de custos

Algumas empresas acabam deixando de investir em tecnologia por considerar este mais um gasto, ou porque acham muito caro.

Hoje em dia, já existem soluções muito acessíveis que podem variar de preço de acordo com o tamanho da transportadora.

Além disso, economizar tempo fara economizar dinheiro. Sem falar que com a operação mais organizada, fica mais fácil entender para onde está indo o dinheiro, opções que podem ser controladas por um sistema são:

  • Controle de pneus: acompanhe o desgaste, entenda quais rotas, caminhões e marcas dão mais resultado e quais não;
  • Média de combustível: verifique qual é o consumo de combustível de cada veículo da frota;
  • Gasto com manutenção: talvez você até saiba qual é o gato total com manutenções, mas qual é a rota que dá mais manutenção? qual é o caminhão que está dando mais prejuízo? e assim por diante.

Poder focar no que importa

Muitas empresas transportadoras acabam perdendo muito tempo com o operacional e a rotina e acabam esquecendo de aspectos importantes dentro de uma transportadora, como a parte comercial.

O resultado é que os transportadores acabam se tornando refém de embarcadores, que podem escolher o preço que quiserem.

Com um sistema para pequenas transportadoras, é possível gastar mais energia com negócios, melhoria do nível de serviço e crescimento econômico da empresa.

A solução ideal para você

O Bsoft TMS foi totalmente pensado para transportadoras pequenas e médias. Com funcionalidades fáceis de usar, rapidez, tecnologia e praticidade.

Todas as funções do sistema foram feitas de acordo com as necessidades de transportadoras clientes, por um time especialista.

Se você deseja saber mais sobre o sistema TMS, acesse nosso site ou preencha o formulário abaixo: